Palestra para Casais

Projeto PAI. Participe!           Ligue: (11)96307-2526            Proteção, amor e interação. Nosso objetivo é cuidar de pessoas.           

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A fórmula Mágica da Santidade

O intuito desta palavra é compreender exatamente o que está acontecendo em nossas igrejas no que tange a santidade. Tenho observado que nossas comunidades tem exigido um padrão de vestimentas e comportamentos para uma  pessoa receber o rótulo de "Santo". Ví alguns pastores fazendo comparações entre o modo de vestir de uma prostituta e o modo de vestir de alguns crentes, e no final sempre  uma crítica acompanhada de um versículo muito conhecido (" Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve".Malaquias 3:18 ).
Comparar o modo de vestir de uma prostituta e o modo de vestir de um crente é realmente chocante, porque são dois estilos de vida totalmente diferentes., e no final das comparações ainda tem sempre um comentariozinho sarcástico " ...e as vezes a prostituta vestie-se melhor..". É Sarcasmo mesmo pois é pra machucar quem tá ouvindo, ferir o sentimento de quem quer servir a Deus, não é só ironia pois ironia é quando não temos essa intenção maligna de ferir ninguem. Quando se ouve uma pessoa com tal argumento, o primeiro passo é uma auto crítica, o crente olha pra si mesmo e imagina se está de acordo com o padrão exigido. O segundo é examinar os demais...vixi..aquela irmãzinha...sei não...
O terceiro passo é procurar se diferenciar o máximo das prostitutas, procurar comprar saias cada vez mais longas e deixar o cabelo crescer, não fazer mais sobrancelhas e não depilar, Batom só se for bem clarinho.
Incrível como isso acontece rápido, (santidade instantânea), aí temos um "SANTO" pronto pra ser aceito na comunidade e ser cumprimentado com a paz do Senhor.
Pronto a igeja está santa, cheia de cabelos cumpridos e saias longas ( mesmo que rachadas até as coxas).
Será que isso é Santidade ?
Vou pegar uma palavra que Jesus deu aos farizeus quando eles lhes perguntou sobre o reino de Deus;
veja só o que Jesus disse: "E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior" Lc 17.20.
Que resposta. Podemos pensar que não podemos ver o reino de Deus porque ele é invisível ao olho humano, mas mas podemos sentí-lo somente quando o experimentamos. Como o pão francês, você já comeu um pão francês, com certeza, você sabe que o pão francês tem Sal, você sente o sabor do sal quando saboreia o pão, mas se o abrir não verá o sal. A  ação do Sal é deixar o pão  salgado mas permanecer invisível. sem aparecer, mas deixando-se sentir., causando o efeito saboroso na massa mas permacendo invisível ao olho humano. Será que era isso que Jesus queria dizer com "Vós sois o sal da terra" Mt 5.13?
Lembremos que a palavra de Jesus era destinada aos Farizeus, que em Mt 23.27 foram chamados de Hipócritas e sepulcros caiados. "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.".
Será que essas formulas de santidade não produz "santos de mentirinha?"
Limpar por  fora e  não primeiro por dentro não nos torna farizeus modernos?
veja o que Jesus disse a esse respeito em Mt 23
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.
Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo."
Será que ensinar essas fórmulas de "santidade speedy" não nos torna condutores segos?
"Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo". Mt 23.24.
Que  mosquito estamos coando? não seria essas indumentárias tidas como santas?
Que camelo estamos engolindo ou deixando passar ? não seria não pregar uma santidade que vem do interior?
Fiz um  desafio para  os jovens da minha igreja no domingo, desafiei-os a passar uma semana de santidade, não uma semana vestindo roupas de crentes, mas VIVENDO uma  semana como santos.
o desafio seria triplo: 1º passar  uma semana sem JOGAR nenhhum jogo violento, seja no pc ou vídeo game. 2º  passar  a semana sem falar uma giria, e isso incluia na escola não ter cumprimentos de malandro. e 3º Não falar nenhum palavrão.
Alertei-os que  Satanás iria fazer de tudo para que eles não tivessem êxito. Pois  uma santidade que nasce de dentro da pessoa é o que menos ele quer. Mas uma santidade que é produzida por essas fórmulas mágicas, só enganan e fazem a pessoa viver uma santidade superficial, que não é o desejo de Cristo nem da sua verdadeira Igreja.

Que Deus te Abençoe, e que te ensine a viver o reino de Deus da forma mais perfeita, como Jesus ensinou: " O reino de Deus não vem com Aparência exterior " Mt 17.20

Amém.
Pr Max  Idele







Nenhum comentário: